quinta-feira, 2 de setembro de 2010

O Prazer de Sua Companhia


Estava a caminho de casa quando pensava qual seria o próximo tema sobre o qual iria escrever. Tentei esvaziar minha mente de todos esses estresses e bobagens do dia a dia, e como que naturalmente comecei a pensar num monte de coisas que me aconteceram de legal nesses anos. Escolhas, momentos, atitudes, e vi que em muitos deles ele estava presente, amigo, me influenciando de uma forma ou de outra. Lembro muito bem que desde pivete, sempre fui fascinado por matemática, astronomia e pela ciência de um modo geral, mas não tinha perspectiva clara quanto a ser um cientista.Em meio a passagem do fundamental pro médio e tantas dúvidas numa cabeça juvenil, fomos apresentados, e nosso encontro, pode-se dizer assim, foi um tanto inusitado. Minha família havia viajado e fiquei sozinho em casa. A viajem duraria uma semana, e ate ai tudo certo, o problema foi que um dia depois de eles saírem descobri que estava com catapora, foi a semana mais sofrida da minha vida, cheguei a ficar com 40° C de febre, coceiras por todo o corpo e alimentando-se a base de bolacha e macarrão instantâneo. Foi no meio desse vendaval todo que conheci Carl Sagan.
Meu tio e grande amigo, Hélio, veio me visitar e me fez dois grandes favores, primeiro me levar para o hospital, e segundo me emprestar os DVDs da série científica Cosmos, de Sagan. Aquela semana foi nosso primeiro contato, mas me ajudou a responder a muitas das minhas dúvidas juvenis, e fiz a melhor escolha que podia. - Serei astrônomo – Disse para mim mesmo. Ora, isso é maravilhoso, descobrir o universo e ainda ser pago para isso.
Desde esse primeiro contato tenho em Sagan um grande amigo. Sua paixão pela ciência, forte crença na humanidade e seu belo modo de enxergar a vida me são comuns. Claro, temos nossos pontos de discrepância, mas isso é nada diante da nossa visão apaixonada da vida. Sagan já se foi, mas o que pode haver de mais eterno em um homem permanece, suas ideias. Seja através de seus livros, artigos, palestras ou programas, Carl Sagan, é muito bom ter o prazer da sua companhia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário